Leitor da coluna tem um Fiat Uno que já rodou cerca de 80 mil quilômetros. Ele se diz muito cuidadoso com o carro e troca o óleo do motor com frequência até maior que a recomendada pelo fabricante: cada cinco mil quilômetros ele substitui o óleo e o filtro. Sua dúvida: como o carro já chegou a 80 mil quilômetros, ouviu de um amigo e confirmou com um mecânico a sugestão para usar um óleo de maior viscosidade, que se chama popularmente “óleo mais grosso”. Como ele sempre usou o óleo 5W30, a sugestão é que ele passe para o 15W40. Vale a pena? Depende: se, mesmo tento atingindo essa elevada quilometragem, o motor estiver funcionado normalmente, sem nenhuma anormalidade e excesso de consumo do óleo do motor, não há necessidade de aumentar a viscosidade. Entretanto, esta recomendação vale para motores que já estão nitidamente cansados e já dando para perceber uma fumacinha extra saindo pelo escapamento. E pela vareta: caso o consumo de óleo, de um litro a cada cinco mil quilômetros, já tenha aumentado para cerca de um litro a cada mil km. Neste caso vale a pena usar um óleo mais viscoso. Outro problema com o motor de um carro com quilometragem elevada é que, ao se puxar a vareta para se conferir o nível no cárter, pode-se perceber o óleo ligeiramente esbranquiçado e com pequenas bolhas. Que pode ser um péssimo sinal, pois este esbranquiçado e as bolhas sinalizam a presença de água junto ao óleo. Essa água vem de onde? Do sistema de refrigeração (radiador). E como chega ao cárter? Por um problema na junta do cabeçote ou alguma trinca no motor. Porém, se o carro é flex e sempre abastecido com etanol, em algumas situações o óleo pode aparecer ligeiramente esbranquiçado na vareta. Seja lá como for, diante desse sintoma é sempre importante levar o automóvel na concessionária ou oficina de confiança para verificar a existência ou não de um problema grave. Desnecessário lembrar que o óleo contaminado com água perde suas funções de lubrificação.
Fonte: R7
Publicado em: 2016-09-19T20:00:00-03:00
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