O Toyota Etios foi projetado com uma função muito clara: conquistar países emergentes. Mas em um país como o Brasil, que está sempre entre os seis maiores mercados do ranking global, a oferta farta de modelos faz com que algumas exigências estéticas e conceituais tenham mais importância. No caso do hatch da fabricante japonesa, seu visual antiquado e a extrema simplicidade de seu acabamento renderam inúmeras críticas e vendas abaixo do esperado na época de seu lançamento, em setembro de 2012. A marca tratou de caprichar mais no seu veículo de entrada. E o ponto alto dessa estratégia foi a criação da Platinum, atual versão de topo da linha Etios. No caso do hatch, a novidade deu um ar um pouco mais “requintado” em relação às outras configurações do compacto.
Por fora, os incrementos visuais da Platinum apostam em elementos que transmitem algum traço de exclusividade para o hatch – e que o destaquem nos showrooms da Toyota. A grade é toda cromada, assim como a moldura dos faróis de neblina e o friso na tampa do porta-malas. A aparente busca por um design mais contemporâneo impera inclusive na cor da carroceria, que só tem duas opções: preta e prata, ambas metálicas. A inscrição da configuração aparece apenas na traseira, deixando que as rodas de liga leve de 15 polegadas exclusivas em tons de prata e preto sejam o grande trunfo do perfil do carro. O interior tem acabamento todo em preto, boa parte dele brilhante e prateado, com alguns cromados, inclusive no câmbio. Os bancos são parcialmente revestidos em couro e o volante ganhou o mesmo design dos sedãs Corolla e Camry, também forrado com material sintético. Alguns pontos que prejudicavam o conforto do condutor, como a falta de regulagem de altura nos bancos, foram reparados. Aliás, o acerto valeu para todas versões da linha 2015 do Etios. Além disso, a Platinum recebe de série uma central multimídia bem completa, com direito a navegador, câmara de ré, reprodução de DVD, sinal de TV digital e conexão Bluetooth.
O motor é o mesmo 1.5 16V que equipa todas configurações do hatch, exceto a de entrada X, que traz sob o capô um 1.3 litro. O propulsor da Platinum é capaz de render até 96 cv com álcool e 92 cv com gasolina, com torque de 13,9 kgfm com ambos os combustíveis. Com apenas 970 kg, o modelo sai do zero e atinge os 100 km/h em 11,1 segundos e seu trem de força é completado pelo câmbio manual de cinco velocidades – uma transmissão automática é aguardada para esse ano ainda, provavelmente no lançamento da linha 2016. O hatch tem preço inicial de R$ 49.120 – alguns acessórios podem ser incluídos a essa conta, direto com as concessionárias. Esse valor é R$ 2.900 a mais que os R$ 46.220 da configuração XLS e R$ 70 a menos que os R$ 49.190 da versão com estética aventureira Cross – que é bem menos farta de “mimos”. O valor não chega a ser um grande chamariz e acaba reforçando a exclusividade que o Etios Platinum almeja – a versão realmente vende pouco e não é fácil de ver nas ruas. Mas a exposição do Etios de topo nas vitrines das lojas pode ajudar a amenizar um pouco a sua fama de “pé de boi” – e talvez reduzir também o intenso “bullying” que o compacto da Toyota sofre desde a sua chegada.
Consumo – O Etios hatch com motor 1.5 litro registrou consumo de 8,5 km/l na cidade e 8,9 km/l na estrada, com etanol, na avaliação do InMetro. Já com tanque abastecido com gasolina, o carro marcou 12,4 km/l em perímetro urbano e 13,4 km/l em tráfego rodoviário. Com esse resultado, ganhou classificação “A” em sua categoria e “B” no geral, com 1,70 MJ/km de consumo energético. Nota 8. Conforto – O Etios é um hatch compacto. Ou seja, não se pode esperar tanto de seu espaço interno. Quatro ocupantes viajam com alguma tranquilidade se houver generosidade da parte dos ocupantes dianteiros. A suspensão é firme, o que faz com que algumas “sacolejadas” sejam mais sentidas por quem está na cabine. O isolamento acústico também deixa a desejar, mesmo quando não se exige o máximo que o motor pode entregar. Nota 7. Tecnologia – O Etios é montado em uma plataforma criada especialmente para o carro, em 2010. Mas, anacronicamente, faltam alguns recursos encontrados em modelos bem mais baratos. Como um simples computador de bordo que calcule ao menos o consumo e a autonomia de combustível ou até mesmo uma opção de câmbio automático. Em contrapartida, a versão Platinum traz de série central multimídia com navegador, câmara de ré, sistema de reprodução de DVD e TV digital, controle do sistema de áudio e conexão Bluetooth. Nota 7. Habitabilidade – Não existem muitos porta-objetos na cabine, mas há espaço regular para depositar os objetos que normalmente ficam mais a mão do condutor. O porta-luvas até é espaçoso, mas sua abertura superior dificulta o uso do motorista. O porta-malas de 270 litros fica na média do segmento. Nota 7.
Acabamento – O Etios Platinum tem uma atmosfera agradável, com alguns revestimentos em preto brilhante, cromados na medida certa e plásticos rígidos com um toque suave. Porém, existe certo desequilíbrio em seu habitáculo. A disposição das saídas de ar-condicionado é um bom exemplo. Há uma localizada à esquerda, mas em função da centralização do painel de instrumentos, três estão à direita e isso causa estranhamento. A forração do volante, bancos e do câmbio em couro melhoram bastante o visual da cabine. Nota 7. Design – Esse é um outro traço do Etios que depõe contra o carro. O visual é antiquado, com linhas que poderiam estar em qualquer modelo dos anos 1990. Na versão Platinum, detalhes como a luz de seta nos retrovisores e as exclusivas de rodas de liga leve em tom preto e prata, com raios brilhantes, tentam transmitir um estilo um pouco menos “vintage”. Mas tais elementos não são suficientes para dar uma efetiva contemporaneidade ao hatch. Nota 6. Custo/benefício – O Etios Platinum é vendido por R$ 49.120 e só estão disponíveis duas cores de carroceria: prata e preta. A Nissan pede R$ 43.990 pelo March SL 1.6 com 111 cv e mais bem equipado que o Etios, com ar-condicionado digital e computador de bordo. O Renault Sandero Dynamique tem motor 1.6 e chega a contar com itens como piloto automático. Só fica devendo a câmara de ré e sai por R$ 46 mil com central multimídia. Já a Hyundai entrega o HB20 1.6 Premium com BlueNav por R$ 52.370, mas seu motor ostenta bons 128 cv. Nota 6. Total – O Toyota Etios Platinum somou 71 pontos em 100 possíveis.
Dinamicamente, a história é outra. A direção elétrica é extremamente leve e precisa, facilitando desde manobras de estacionamento até os trajetos de viagens mais longas, transmitindo bastante segurança na estrada. A suspensão é bem ajustada, sentindo-se apenas um pouco a oscilação de carroceria nas curvas mais acentuadas e feitas em velocidades elevadas. Por ser muito leve, o Etios sofre com os efeitos de ventos laterais, mas não chega a trazer a sensação de perda de controle ao motorista. O motor é um grande trunfo dessa versão do hatch. Pela ficha técnica, não parece que renda tanto quanto ele de fato entrega em movimento. O propulsor 1.5 de 96 cv com etanol no tanque e 92 cv com gasolina não tem qualquer dificuldade para mover o Etios. Arrancadas, ultrapassagens e retomadas são feitas com boa disposição, o que traz até uma tocada esportiva ao modelo. Do lado de fora do carro, porém, apenas as belas rodas de liga leve com 15 polegadas e tonalidade prata e preta insinuam essa agilidade e esperteza que se sente em cada pisada no acelerador.
Transmissão: Câmbio manual de cinco marchas à frente e uma a ré. Tração dianteira. Não oferece controle eletrônico de tração.
Potência máxima: 92 cv com gasolina e 96,5 cv com etanol a 5.600 rpm.
Aceleração 0-100 km/h: 11,1 segundos.
Velocidade máxima: 187 km/h.
Torque máximo: 13,9 kgfm com gasolina e etanol a 3.100 rpm.
Diâmetro e curso: 75 mm X 84,7 mm.
Taxa de compressão: 12,1:1.
Suspensão: Dianteira independente do tipo McPherson, com barra estabilizadora. Traseira com eixo de torção e barra estabilizadora. Não oferece controle eletrônico de estabilidade.
Pneus: 185/60 R15.
Freios: Discos ventilados na frente e tambores atrás com ABS.
Carroceria: Hatch monobloco com quatro portas e cinco lugares com 3,78 m de comprimento, 1,70 m de largura, 1,51 m de altura e 2,46 m de entre-eixos. Oferece airbags frontais.
Peso: 970 kg em ordem de marcha.
Capacidade do porta-malas: 270 litros.
Tanque de combustível: 45 litros.
Produção: Sorocaba, Brasil.
Lançamento: 2012.
Itens de série: Airbags frontais, freios ABS, direção elétrica, ar-condicionado, vidros elétricos dianteiros e traseiros, travas elétricas, desembaçador traseiro, central multimídia com navegador, câmara de ré, sistema de reprodução de DVD e TV digital, controle do sistema de áudio e conexão Bluetooth, alarme perimétrico, faróis de neblina dianteiros e rodas de liga leve de 15 polegadas exclusivas.
Preço: R$ 49.120.
Autor: Márcio Maio (Auto Press)
Fotos: Isabel Almeida/Carta Z Notícias
Alpinista social - Toyota tenta afastar imagem simplista e controversa que marcou hatch Etios com versão de topo Platinum
Veja também:
- Teste do Toyota Etios Cross
- Toyota Etios 2015 chega com novos equipamentos
Por fora, os incrementos visuais da Platinum apostam em elementos que transmitem algum traço de exclusividade para o hatch – e que o destaquem nos showrooms da Toyota. A grade é toda cromada, assim como a moldura dos faróis de neblina e o friso na tampa do porta-malas. A aparente busca por um design mais contemporâneo impera inclusive na cor da carroceria, que só tem duas opções: preta e prata, ambas metálicas. A inscrição da configuração aparece apenas na traseira, deixando que as rodas de liga leve de 15 polegadas exclusivas em tons de prata e preto sejam o grande trunfo do perfil do carro. O interior tem acabamento todo em preto, boa parte dele brilhante e prateado, com alguns cromados, inclusive no câmbio. Os bancos são parcialmente revestidos em couro e o volante ganhou o mesmo design dos sedãs Corolla e Camry, também forrado com material sintético. Alguns pontos que prejudicavam o conforto do condutor, como a falta de regulagem de altura nos bancos, foram reparados. Aliás, o acerto valeu para todas versões da linha 2015 do Etios. Além disso, a Platinum recebe de série uma central multimídia bem completa, com direito a navegador, câmara de ré, reprodução de DVD, sinal de TV digital e conexão Bluetooth.
O motor é o mesmo 1.5 16V que equipa todas configurações do hatch, exceto a de entrada X, que traz sob o capô um 1.3 litro. O propulsor da Platinum é capaz de render até 96 cv com álcool e 92 cv com gasolina, com torque de 13,9 kgfm com ambos os combustíveis. Com apenas 970 kg, o modelo sai do zero e atinge os 100 km/h em 11,1 segundos e seu trem de força é completado pelo câmbio manual de cinco velocidades – uma transmissão automática é aguardada para esse ano ainda, provavelmente no lançamento da linha 2016. O hatch tem preço inicial de R$ 49.120 – alguns acessórios podem ser incluídos a essa conta, direto com as concessionárias. Esse valor é R$ 2.900 a mais que os R$ 46.220 da configuração XLS e R$ 70 a menos que os R$ 49.190 da versão com estética aventureira Cross – que é bem menos farta de “mimos”. O valor não chega a ser um grande chamariz e acaba reforçando a exclusividade que o Etios Platinum almeja – a versão realmente vende pouco e não é fácil de ver nas ruas. Mas a exposição do Etios de topo nas vitrines das lojas pode ajudar a amenizar um pouco a sua fama de “pé de boi” – e talvez reduzir também o intenso “bullying” que o compacto da Toyota sofre desde a sua chegada.
Ponto a ponto
Desempenho – Esse é um dos pontos altos do modelo. O motor é o conhecido 1.5 litro 16V Flex que já equipa o sedã e as versões intermediárias XS e XLS do hatch, além da configuração pseudolameira Cross. E move o carro uma agilidade que impressiona. O peso de apenas 970 kg do Etios Platinum contribui para valorizar os 96 cv com etanol no tanque, pela força que o carro mostra. Nota 9. Estabilidade – O Etios se mostra bem firme e equilibrado nas curvas, mesmo em velocidades elevadas. Por ser muito leve, é preciso controlar um pouco mais a direção quando há forte vento lateral. Mesmo assim, agrada a sensação de consistência acima da média no segmento de compactos no Brasil. Nota 7. Interatividade – Aí está um dos principais problemas do Toyota Etios. O painel de instrumentos centralizado é pobre e dificulta a visualização. O problema maior não é a posição, mas sim o fato de ser analógico. O marcador de combustível até cresceu um pouco, mas continua bem pequeno. Em compensação, a direção elétrica é leve e precisa. O câmbio tem trocas de marchas suaves e os comandos estão bem situados e com uso intuitivo. Nota 7.Consumo – O Etios hatch com motor 1.5 litro registrou consumo de 8,5 km/l na cidade e 8,9 km/l na estrada, com etanol, na avaliação do InMetro. Já com tanque abastecido com gasolina, o carro marcou 12,4 km/l em perímetro urbano e 13,4 km/l em tráfego rodoviário. Com esse resultado, ganhou classificação “A” em sua categoria e “B” no geral, com 1,70 MJ/km de consumo energético. Nota 8. Conforto – O Etios é um hatch compacto. Ou seja, não se pode esperar tanto de seu espaço interno. Quatro ocupantes viajam com alguma tranquilidade se houver generosidade da parte dos ocupantes dianteiros. A suspensão é firme, o que faz com que algumas “sacolejadas” sejam mais sentidas por quem está na cabine. O isolamento acústico também deixa a desejar, mesmo quando não se exige o máximo que o motor pode entregar. Nota 7. Tecnologia – O Etios é montado em uma plataforma criada especialmente para o carro, em 2010. Mas, anacronicamente, faltam alguns recursos encontrados em modelos bem mais baratos. Como um simples computador de bordo que calcule ao menos o consumo e a autonomia de combustível ou até mesmo uma opção de câmbio automático. Em contrapartida, a versão Platinum traz de série central multimídia com navegador, câmara de ré, sistema de reprodução de DVD e TV digital, controle do sistema de áudio e conexão Bluetooth. Nota 7. Habitabilidade – Não existem muitos porta-objetos na cabine, mas há espaço regular para depositar os objetos que normalmente ficam mais a mão do condutor. O porta-luvas até é espaçoso, mas sua abertura superior dificulta o uso do motorista. O porta-malas de 270 litros fica na média do segmento. Nota 7.
Acabamento – O Etios Platinum tem uma atmosfera agradável, com alguns revestimentos em preto brilhante, cromados na medida certa e plásticos rígidos com um toque suave. Porém, existe certo desequilíbrio em seu habitáculo. A disposição das saídas de ar-condicionado é um bom exemplo. Há uma localizada à esquerda, mas em função da centralização do painel de instrumentos, três estão à direita e isso causa estranhamento. A forração do volante, bancos e do câmbio em couro melhoram bastante o visual da cabine. Nota 7. Design – Esse é um outro traço do Etios que depõe contra o carro. O visual é antiquado, com linhas que poderiam estar em qualquer modelo dos anos 1990. Na versão Platinum, detalhes como a luz de seta nos retrovisores e as exclusivas de rodas de liga leve em tom preto e prata, com raios brilhantes, tentam transmitir um estilo um pouco menos “vintage”. Mas tais elementos não são suficientes para dar uma efetiva contemporaneidade ao hatch. Nota 6. Custo/benefício – O Etios Platinum é vendido por R$ 49.120 e só estão disponíveis duas cores de carroceria: prata e preta. A Nissan pede R$ 43.990 pelo March SL 1.6 com 111 cv e mais bem equipado que o Etios, com ar-condicionado digital e computador de bordo. O Renault Sandero Dynamique tem motor 1.6 e chega a contar com itens como piloto automático. Só fica devendo a câmara de ré e sai por R$ 46 mil com central multimídia. Já a Hyundai entrega o HB20 1.6 Premium com BlueNav por R$ 52.370, mas seu motor ostenta bons 128 cv. Nota 6. Total – O Toyota Etios Platinum somou 71 pontos em 100 possíveis.
Impressões ao dirigir
A estética definitivamente não é o forte do Toyota Etios. Suas linhas são previsíveis e o interior é confuso, principalmente pelo painel analógico e centralizado. O acabamento melhorou desde seu lançamento, há pouco mais de dois anos, em setembro de 2012. A evolução no padrão dos arremates agrada e a aparência dos revestimentos internos hoje já tornam o habitáculo mais aprazível. O espaço é relativamente grande, principalmente para quem viaja na parte dianteira. Encontrar a melhor posição de dirigir é fácil. Difícil mesmo é se acostumar com a leitura de informações cruciais para quem está no comando. Visualizar o velocímetro chega a ser irritante. Um mostrador digital resolveria o problema. O conta-giros é mais bem interpretado pelo carona do que pelo motorista, já que está situado à direita. Sorte que os comandos não seguem essa dinâmica e se encontram em posições de fácil acesso. Mas não ter um computador de bordo que auxilie na hora de calcular o combustível gasto e a autonomia do hatch é outro ponto decepcionante.Dinamicamente, a história é outra. A direção elétrica é extremamente leve e precisa, facilitando desde manobras de estacionamento até os trajetos de viagens mais longas, transmitindo bastante segurança na estrada. A suspensão é bem ajustada, sentindo-se apenas um pouco a oscilação de carroceria nas curvas mais acentuadas e feitas em velocidades elevadas. Por ser muito leve, o Etios sofre com os efeitos de ventos laterais, mas não chega a trazer a sensação de perda de controle ao motorista. O motor é um grande trunfo dessa versão do hatch. Pela ficha técnica, não parece que renda tanto quanto ele de fato entrega em movimento. O propulsor 1.5 de 96 cv com etanol no tanque e 92 cv com gasolina não tem qualquer dificuldade para mover o Etios. Arrancadas, ultrapassagens e retomadas são feitas com boa disposição, o que traz até uma tocada esportiva ao modelo. Do lado de fora do carro, porém, apenas as belas rodas de liga leve com 15 polegadas e tonalidade prata e preta insinuam essa agilidade e esperteza que se sente em cada pisada no acelerador.
Ficha técnica
Toyota Etios Platinum hatch
Motor: 1.5 litro a gasolina e etanol, dianteiro, transversal, 1.496 cm³, quatro cilindros em linha, com quatro válvulas por cilindro e duplo comando no cabeçote. Injeção eletrônica multiponto e acelerador eletrônico.Transmissão: Câmbio manual de cinco marchas à frente e uma a ré. Tração dianteira. Não oferece controle eletrônico de tração.
Potência máxima: 92 cv com gasolina e 96,5 cv com etanol a 5.600 rpm.
Aceleração 0-100 km/h: 11,1 segundos.
Velocidade máxima: 187 km/h.
Torque máximo: 13,9 kgfm com gasolina e etanol a 3.100 rpm.
Diâmetro e curso: 75 mm X 84,7 mm.
Taxa de compressão: 12,1:1.
Suspensão: Dianteira independente do tipo McPherson, com barra estabilizadora. Traseira com eixo de torção e barra estabilizadora. Não oferece controle eletrônico de estabilidade.
Pneus: 185/60 R15.
Freios: Discos ventilados na frente e tambores atrás com ABS.
Carroceria: Hatch monobloco com quatro portas e cinco lugares com 3,78 m de comprimento, 1,70 m de largura, 1,51 m de altura e 2,46 m de entre-eixos. Oferece airbags frontais.
Peso: 970 kg em ordem de marcha.
Capacidade do porta-malas: 270 litros.
Tanque de combustível: 45 litros.
Produção: Sorocaba, Brasil.
Lançamento: 2012.
Itens de série: Airbags frontais, freios ABS, direção elétrica, ar-condicionado, vidros elétricos dianteiros e traseiros, travas elétricas, desembaçador traseiro, central multimídia com navegador, câmara de ré, sistema de reprodução de DVD e TV digital, controle do sistema de áudio e conexão Bluetooth, alarme perimétrico, faróis de neblina dianteiros e rodas de liga leve de 15 polegadas exclusivas.
Preço: R$ 49.120.
Autor: Márcio Maio (Auto Press)
Fotos: Isabel Almeida/Carta Z Notícias
Alpinista social - Toyota tenta afastar imagem simplista e controversa que marcou hatch Etios com versão de topo Platinum
Fonte: Salão do Carro
Categoria: Testes
Publicado em: 07 Jan 2015 09:50:00
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