Nos Estados Unidos elas mandam e desmandam. E quanto maior, melhor. Enquanto por aqui o modelo mais vendido é o compacto Fiat Palio, por lá, há 35 anos, quem dita as regras é uma picape: a brutamontes Ford F-Series. E no Salão de Detroit de 2015, que acontece entre os dias 14 e 25 no Cobo Center, as picapes marcaram território. As locais Chevrolet e Dodge mostraram no evento duas propostas de veículos completamente voltados para o uso off-road. A Colorado ZR2 Concept, da Chevrolet, ainda é conceitual, mas parece pronta para ser produzida em série e traz diversos “gadgets”. A “pesada” RAM 1500 Rebel segue o mesmo caminho e o destaque é a suspensão a ar para aumentar a altura de rodagem em 2,5 cm, além de poder vir com o possante V8 5.7 Hemi de 400 cv. A Ford optou por apresentar um versão “nervosa” da F-150. A conhecida versão Raptor agora está mais leve, mais eficiente e mais poderosa. Quem também marcou presença entre as caminhonetes foram as japonesas Toyota e Nissan. A reestilizada Tacoma e a “grandalhona” Titan XD se enquadram bem no estilo de um país que tem ruas largas, estacionamentos abundantes e, apesar de tudo, combustível barato. De quebra, além do amplo espaço interno, oferecem boas doses de conforto.
Dodge Ram 1500 Rebel – A Dodge, agora parte integrante da Fiat Chrysler Automobiles – FCA –, levou para Detroit a configuração Rebel de sua “ostensiva” RAM 1500. Voltada para terrenos off-road, a Rebel traz suspensão a ar que eleva em 2,5 cm a altura de rodagem em relação a RAM 1500 “convencional”. Os pneus são de uso misto com 33 polegadas de diâmetro e rodas de 17 polegadas. A picape também ganhou um visual diferenciado, com para-choques novos com proteção, ganchos de reboque e faróis de neblina com leds. Para empurrar o modelo, há o motor V6 3.6 Pentastar de 310 cv e 37,1 kgfm de torque – com tração apenas 4X4 – ou o poderoso V8 5.7 Hemi de 400 cv e 56,6 kgfm – com opção de 4X2 ou 4X4. O trem de força é completado pela transmissão automática de oito marchas. As vendas são estimadas para o começo do segundo semestre nos Estados Unidos.
Ford F-150 Raptor – “Jogando” em casa, a Ford exibiu em Detroit a versão mais “nervosa” de sua picape grande. A F-150 Raptor tem um chassi com maior aplicação de aço de alta resistência. Produzido com liga de alumínio de nível militar, a “dieta” chegou a 230 kg em relação à antecessora. A atual Raptor também é mais de 15 centímetros mais larga que a F-150 padrão, para aumentar a estabilidade off-road. Ela utiliza pela primeira vez uma saída dupla de escape e rodas de 17 polegadas. A força agora vem do exclusivo motor 3.5 litros EcoBoost que produz 417 cv e 60 kgfm de torque – antes era um V8 6.2 litros de 411 cv. O propulsor trabalha com uma nova transmissão automática de dez velocidades. Para otimizar o desempenho, a nova Raptor traz também o Terrain Management System, que altera respostas do motor, câmbio, freios e controles de estabilidade e tração. Ela tem seis modos predefinidos: Normal, para condução diária, “Street”, para direção na cidade, “Wheater”, para rodar na chuva, neve ou gelo, “Mud and sand”, para trilhas de lama e areia, “Baja”, para rodagem no deserto em alta velocidade e “Rock”, para andar em baixa velocidade nas pedras.
Nissan Titan XD – Para disputar uma fatia no grande e importante mercado norte-americano de picapes grades, a Nissan mostrou a Titan XD em Detroit. Além dos motores V6 e V8, o modelo terá um propulsor Cummins V8 5.0 litros turbodiesel, que fornece 314 cv e robustos 76,6 kgfm de torque à disposição. A nomenclatura XD não é um “carinha” daquelas utilizadas em conversas na internet. Trata-se de apenas uma versão da caminhonete que atualmente já é comercializada nos Estados Unidos em tamanho menor. A Nissan espera inicar as vendas o modelo até o fim de 2015 e vai oferecer opções de cabine simples, estendida e dupla, além de dois comprimentos de chassi e cinco de acabamento. A capacidade reboque é de 2 toneladas, mas pode tracionar até 5 toneladas quando equipada propriamente. Entre as tecnologias estão o sistema multimídia com tela de sete polegadas e GPS integrado, câmera de visão traseira com guias de reboque, alerta de ponto cego e um visor de 5 polegadas no painel de instrumentos. Os planos da marca japonesa são ambiciosos ao projetar alcançar 10% do mercado norte-americano de automóveis. E a Titan XD é um dos pilares.
Toyota Tacoma 2016 – A Toyota havia antecipado dias antes sua remodelada Tacoma, mas usou o Salão de Detroit para apresentá-la pela primeira vez ao público. A picape média comercializada exclusivamente no mercado norte-americano – de porte similar ao da Hilux vendida no Brasil – ficou mais robusta com uma dianteira imponente, grade hexagonal com aletas, vincos no capô e caixas de rodas bojudas. A caminhonete ainda traz carregador sem fio, chave inteligente com botão start/stop, ar-condicionado dual zone, sistema multimídia com tela “touch” e alerta de ponto cego. A picape é eclética. Dois motores – um V6 4.0 litro a gasolina de 426 cv ou 2.7 litros de quatro cilindros e 159 cv, cabines estendida ou dupla, tração traseira ou integral e câmbio automático ou manual.
Autor: Raphael Panaro (Auto Press)
Fotos: Divulgação
Briga de cachorro grande - No reduto das picapes, Salão de Detroit tem boas amostras do que chega ao mercado local em 2015
Picapes em destaque no Salão de Detroit 2015
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Dodge Ram 1500 Rebel – A Dodge, agora parte integrante da Fiat Chrysler Automobiles – FCA –, levou para Detroit a configuração Rebel de sua “ostensiva” RAM 1500. Voltada para terrenos off-road, a Rebel traz suspensão a ar que eleva em 2,5 cm a altura de rodagem em relação a RAM 1500 “convencional”. Os pneus são de uso misto com 33 polegadas de diâmetro e rodas de 17 polegadas. A picape também ganhou um visual diferenciado, com para-choques novos com proteção, ganchos de reboque e faróis de neblina com leds. Para empurrar o modelo, há o motor V6 3.6 Pentastar de 310 cv e 37,1 kgfm de torque – com tração apenas 4X4 – ou o poderoso V8 5.7 Hemi de 400 cv e 56,6 kgfm – com opção de 4X2 ou 4X4. O trem de força é completado pela transmissão automática de oito marchas. As vendas são estimadas para o começo do segundo semestre nos Estados Unidos.
Ford F-150 Raptor – “Jogando” em casa, a Ford exibiu em Detroit a versão mais “nervosa” de sua picape grande. A F-150 Raptor tem um chassi com maior aplicação de aço de alta resistência. Produzido com liga de alumínio de nível militar, a “dieta” chegou a 230 kg em relação à antecessora. A atual Raptor também é mais de 15 centímetros mais larga que a F-150 padrão, para aumentar a estabilidade off-road. Ela utiliza pela primeira vez uma saída dupla de escape e rodas de 17 polegadas. A força agora vem do exclusivo motor 3.5 litros EcoBoost que produz 417 cv e 60 kgfm de torque – antes era um V8 6.2 litros de 411 cv. O propulsor trabalha com uma nova transmissão automática de dez velocidades. Para otimizar o desempenho, a nova Raptor traz também o Terrain Management System, que altera respostas do motor, câmbio, freios e controles de estabilidade e tração. Ela tem seis modos predefinidos: Normal, para condução diária, “Street”, para direção na cidade, “Wheater”, para rodar na chuva, neve ou gelo, “Mud and sand”, para trilhas de lama e areia, “Baja”, para rodagem no deserto em alta velocidade e “Rock”, para andar em baixa velocidade nas pedras.
Nissan Titan XD – Para disputar uma fatia no grande e importante mercado norte-americano de picapes grades, a Nissan mostrou a Titan XD em Detroit. Além dos motores V6 e V8, o modelo terá um propulsor Cummins V8 5.0 litros turbodiesel, que fornece 314 cv e robustos 76,6 kgfm de torque à disposição. A nomenclatura XD não é um “carinha” daquelas utilizadas em conversas na internet. Trata-se de apenas uma versão da caminhonete que atualmente já é comercializada nos Estados Unidos em tamanho menor. A Nissan espera inicar as vendas o modelo até o fim de 2015 e vai oferecer opções de cabine simples, estendida e dupla, além de dois comprimentos de chassi e cinco de acabamento. A capacidade reboque é de 2 toneladas, mas pode tracionar até 5 toneladas quando equipada propriamente. Entre as tecnologias estão o sistema multimídia com tela de sete polegadas e GPS integrado, câmera de visão traseira com guias de reboque, alerta de ponto cego e um visor de 5 polegadas no painel de instrumentos. Os planos da marca japonesa são ambiciosos ao projetar alcançar 10% do mercado norte-americano de automóveis. E a Titan XD é um dos pilares.
Toyota Tacoma 2016 – A Toyota havia antecipado dias antes sua remodelada Tacoma, mas usou o Salão de Detroit para apresentá-la pela primeira vez ao público. A picape média comercializada exclusivamente no mercado norte-americano – de porte similar ao da Hilux vendida no Brasil – ficou mais robusta com uma dianteira imponente, grade hexagonal com aletas, vincos no capô e caixas de rodas bojudas. A caminhonete ainda traz carregador sem fio, chave inteligente com botão start/stop, ar-condicionado dual zone, sistema multimídia com tela “touch” e alerta de ponto cego. A picape é eclética. Dois motores – um V6 4.0 litro a gasolina de 426 cv ou 2.7 litros de quatro cilindros e 159 cv, cabines estendida ou dupla, tração traseira ou integral e câmbio automático ou manual.
Autor: Raphael Panaro (Auto Press)
Fotos: Divulgação
Briga de cachorro grande - No reduto das picapes, Salão de Detroit tem boas amostras do que chega ao mercado local em 2015
Fonte: Salão do Carro
Categoria: Mercado
Publicado em: 14 Jan 2015 07:55:00
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