Dados da Fenabrave dão conta de que, no primeiro bimestre de 2016, os emplacamentos de ônibus no mercado brasileiro caíram 48,84% em relação ao mesmo período do ano anterior – que já foi uma época bem fraca. Se as vendas andam desanimadas, uma alternativa da indústria do setor é investir nos nichos com maior potencial de crescimento. Novata no segmento de transporte coletivo no Brasil – começou a comercializar seus ônibus por aqui há um ano –, a Iveco Bus está lançando esse mês o ônibus GranClass, destinado ao transporte escolar em áreas urbanas e rurais.
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Encarroçado pela paranaense Mascarello, o GranClass 150S21 adota uma variação do chassi Iveco 170S28, já utilizado por operadoras de transporte de passageiros do Brasil. Segundo a marca italiana, está apto para atender a demanda escolar em trechos urbanos e rurais, com a maior potência e torque da categoria. Com 15 toneladas, o modelo foi projetado e desenvolvido no Complexo Industrial da Iveco em Sete Lagoas, em Minas Gerais. Para comprovar as condições de operação, a Iveco Bus afirma que submeteu o ônibus a mais de 234 mil quilômetros de testes de qualidade. “Rodamos aproximadamente 40 mil km por todo o Brasil, com representantes do Programa Caminho da Escola, do Governo Federal, para mapear as reais necessidades dos clientes e desenvolver o veículo ideal para o segmento”, explica Gustavo Serizawa, gerente de marketing de produto da Iveco Bus.
Com capacidade para 48 alunos, incluindo acessibilidade para deficientes e pessoas com mobilidade reduzida, o GranClass oferece equipamentos como elevadores para acesso, uma cadeira de rodas, porta larga com dispositivo anti-esmagamento e saída de emergência, porta-mochila no teto e rede nas costas dos assentos para acomodação do material escolar. Para aumentar a segurança dos alunos, o ônibus vem com inibidor de abertura da porta com o veículo em movimento, limitador de velocidade, câmara e sensores de ré, cintos de segurança em todas as poltronas e proteção nas janelas.
Em termos mecânicos, com o objetivo de facilitar o tráfego em estradas rurais, a lista de equipamentos de série do GranClass inclui dispositivo de bloqueio de diferencial, que facilita a transposição de atoleiros, chassi com suspensão elevada e reforçada, pneus de uso misto e redução de balanço dianteiro e traseiro, permitindo o fácil acesso à lugares acidentados. O motor N45, da FPT Industrial, tem quatro cilindros em linha. Com 4.5 litros, vem com sistema SCR, atende às normas do Proconve-P7. Gera potência máxima de 206 cv e torque chega a 73,4 kgfm, disponíveis na faixa de 1.350 a 2.100 rpm. A transmissão é uma Eaton FS 5406A, manual de seis marchas. O GranClass 150S21 vem com direção hidráulica, embreagem com acionamento hidráulico e dispositivo de bloqueio de ignição com marcha engatada.
Autor: Luiz Humberto Monteiro Pereira (Auto Press)
Fotos: Divulgação
Reforço escolar - Com o ônibus escolar GranClass, Iveco Bus espera ganhar vendas em tempos recessivos para o setor
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- Iveco Bus comemora crescimento das vendas de ônibus no mercado nacional
Encarroçado pela paranaense Mascarello, o GranClass 150S21 adota uma variação do chassi Iveco 170S28, já utilizado por operadoras de transporte de passageiros do Brasil. Segundo a marca italiana, está apto para atender a demanda escolar em trechos urbanos e rurais, com a maior potência e torque da categoria. Com 15 toneladas, o modelo foi projetado e desenvolvido no Complexo Industrial da Iveco em Sete Lagoas, em Minas Gerais. Para comprovar as condições de operação, a Iveco Bus afirma que submeteu o ônibus a mais de 234 mil quilômetros de testes de qualidade. “Rodamos aproximadamente 40 mil km por todo o Brasil, com representantes do Programa Caminho da Escola, do Governo Federal, para mapear as reais necessidades dos clientes e desenvolver o veículo ideal para o segmento”, explica Gustavo Serizawa, gerente de marketing de produto da Iveco Bus.
Com capacidade para 48 alunos, incluindo acessibilidade para deficientes e pessoas com mobilidade reduzida, o GranClass oferece equipamentos como elevadores para acesso, uma cadeira de rodas, porta larga com dispositivo anti-esmagamento e saída de emergência, porta-mochila no teto e rede nas costas dos assentos para acomodação do material escolar. Para aumentar a segurança dos alunos, o ônibus vem com inibidor de abertura da porta com o veículo em movimento, limitador de velocidade, câmara e sensores de ré, cintos de segurança em todas as poltronas e proteção nas janelas.
Em termos mecânicos, com o objetivo de facilitar o tráfego em estradas rurais, a lista de equipamentos de série do GranClass inclui dispositivo de bloqueio de diferencial, que facilita a transposição de atoleiros, chassi com suspensão elevada e reforçada, pneus de uso misto e redução de balanço dianteiro e traseiro, permitindo o fácil acesso à lugares acidentados. O motor N45, da FPT Industrial, tem quatro cilindros em linha. Com 4.5 litros, vem com sistema SCR, atende às normas do Proconve-P7. Gera potência máxima de 206 cv e torque chega a 73,4 kgfm, disponíveis na faixa de 1.350 a 2.100 rpm. A transmissão é uma Eaton FS 5406A, manual de seis marchas. O GranClass 150S21 vem com direção hidráulica, embreagem com acionamento hidráulico e dispositivo de bloqueio de ignição com marcha engatada.
Autor: Luiz Humberto Monteiro Pereira (Auto Press)
Fotos: Divulgação
Reforço escolar - Com o ônibus escolar GranClass, Iveco Bus espera ganhar vendas em tempos recessivos para o setor
Fonte: Salão do Carro
Categoria: Ônibus
Publicado em: 16 Mar 2016 15:00:00
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