Em 2015, o mercado brasileiro de caminhões e ônibus não anda rendendo boas notícias. Dentro de uma retração de quase 40% das vendas desse ano, raras são as novidades do setor que não incluem recordes negativos. Apesar de também estar com o pátio de sua fábrica na mineira Sete Lagoas lotado de veículos que não encontram demanda, a Iveco adotou uma estratégia ousada. Acaba de anunciar um investimento de mais de R$ 650 milhões até 2016. Os recursos serão aplicados em frentes como a nacionalização dos componentes, aprimoramentos de processos industriais e sistemas de qualidade, pesquisa, desenvolvimento e inovação. Parte dessa verba – exatos R$ 24 milhões – foi utilizada para a construção do Campo de Provas, inaugurado dia 19 de junho dentro do complexo industrial da marca italiana em Minas Gerais.
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Para o Guarani, a estrutura inclui testes específicos solicitados pelas forças armadas, como obstáculos verticais de 0,4 m e 0,5 m, fosso com água com 4,5 metros de profundidade para prova de navegabilidade, área plana para ensaios dinâmicos, pista de inclinação lateral de 20%, rampas com inclinações de 12%, 20%, 24% e 60% e fosso seco de 1,2 m de profundidade. Os obstáculos servem para comprovar a capacidade de partida em rampa, potência em trechos íngremes, durabilidade do freio de estacionamento e da embreagem. “Nosso objetivo é tornar ainda melhor o processo final de validação dos produtos, desde a linha de veículos leves até o Guarani, com a realização de aproximadamente três mil testes anuais, que comprovam qualidades como a durabilidade e a robustez dos veículos que oferecemos aos nossos clientes”, sintetiza Marco Borba, vice-presidente da Iveco para a América Latina.
Ter o próprio Campo de Provas é uma ambição antiga da Iveco. Como projeto, começou a despontar em 2011. A ideia era “primeirizar” as avaliações dos modelos da marca, anteriormente testados em pistas particulares, terceirizadas para esse fim específico. A estrutura começou a tomar forma gradativamente. Primeiro, veio a pista de durabilidade acelerada, utilizada para analisar e evitar danos em componentes e na estrutura dos veículos. O passo seguinte foi ativar o anel de alta velocidade, a pista para teste de ruídos e o circuito planejado para testar veículos comerciais e as linhas de transporte de passageiros Daily Minibus, Iveco CityClass e o chassi 170S28. Paralelamente, foi erguida a área de testes específica para o Guarani.
Segundo a Iveco, esse circuito “full liner” equivale às estruturas do mesmo gênero que a marca mantém na Europa. “Nosso plano é desenvolver novas formas de testar os nossos veículos nesse mesmo espaço. O Campo de Provas reflete a filosofia da Iveco de jamais parar de investir e evoluir em nome da excelência dos nossos produtos”, afirma Darwin Viegas, diretor de Desenvolvimento de Produto para a América Latina e responsável pela obra.
Autor: Luiz Humberto Monteiro Pereira (Auto Press)
Fotos: Divulgação
Simulações oportunas - Para ganhar competitividade em tempos de crise, Iveco inaugura Campo de Provas em Sete Lagoas
Veja também:
- Entrevista com Marco Borba, vice-presidente da Iveco
Para o Guarani, a estrutura inclui testes específicos solicitados pelas forças armadas, como obstáculos verticais de 0,4 m e 0,5 m, fosso com água com 4,5 metros de profundidade para prova de navegabilidade, área plana para ensaios dinâmicos, pista de inclinação lateral de 20%, rampas com inclinações de 12%, 20%, 24% e 60% e fosso seco de 1,2 m de profundidade. Os obstáculos servem para comprovar a capacidade de partida em rampa, potência em trechos íngremes, durabilidade do freio de estacionamento e da embreagem. “Nosso objetivo é tornar ainda melhor o processo final de validação dos produtos, desde a linha de veículos leves até o Guarani, com a realização de aproximadamente três mil testes anuais, que comprovam qualidades como a durabilidade e a robustez dos veículos que oferecemos aos nossos clientes”, sintetiza Marco Borba, vice-presidente da Iveco para a América Latina.
Ter o próprio Campo de Provas é uma ambição antiga da Iveco. Como projeto, começou a despontar em 2011. A ideia era “primeirizar” as avaliações dos modelos da marca, anteriormente testados em pistas particulares, terceirizadas para esse fim específico. A estrutura começou a tomar forma gradativamente. Primeiro, veio a pista de durabilidade acelerada, utilizada para analisar e evitar danos em componentes e na estrutura dos veículos. O passo seguinte foi ativar o anel de alta velocidade, a pista para teste de ruídos e o circuito planejado para testar veículos comerciais e as linhas de transporte de passageiros Daily Minibus, Iveco CityClass e o chassi 170S28. Paralelamente, foi erguida a área de testes específica para o Guarani.
Segundo a Iveco, esse circuito “full liner” equivale às estruturas do mesmo gênero que a marca mantém na Europa. “Nosso plano é desenvolver novas formas de testar os nossos veículos nesse mesmo espaço. O Campo de Provas reflete a filosofia da Iveco de jamais parar de investir e evoluir em nome da excelência dos nossos produtos”, afirma Darwin Viegas, diretor de Desenvolvimento de Produto para a América Latina e responsável pela obra.
Autor: Luiz Humberto Monteiro Pereira (Auto Press)
Fotos: Divulgação
Simulações oportunas - Para ganhar competitividade em tempos de crise, Iveco inaugura Campo de Provas em Sete Lagoas
Fonte: Salão do Carro
Categoria: Caminhões
Publicado em: 24 Jun 2015 09:11:00
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