Conhecido também como radiador de arrefecimento, o radiador pode ser encontrado em todos os veículos que são refrigerados a água. Este é o nome dado para os equipamentos presente em um sistema fechado que, para realizar a troca de calor do ar, normalmente utilizam alguma outra substância, como líquidos.
Em veículos antigos, o funcionamento do radiador era algo mais simples. A água passava por dentro do motor através dos tuneis, absorvendo seu calor. Em seguida, o radiador resfriava o líquido com ventoinhas e ar, gerado pelo movimento.
Conhecido também como radiador de arrefecimento, o radiador pode ser encontrado em todos os veículos que são refrigerados a água.
Estrutura do radiador
O núcleo do radiador é formado por diversos canais e tubos que formam uma espécie de colmeia, possibilitando a passagem do ar. O radiador é desenvolvido de uma forma que área de contato do equipamento e o ar seja a maior possível, acelerando a troca de calor. O radiador é instalado na parte frontal do veículo, sendo conectado ao motor por cabos.Para que serve um radiador
A passagem do ar pelo radiador tem o objetivo de resfriar o calor do líquido do arrefecimento, que inclusive, tirou o calor de outros equipamentos do automóvel. Existem modelos de radiadores que possuem ventoinhas para facilitar o esfriamento do líquido. No caso dos automóveis, porém, trabalha-se em conjunto as ventoinhas e o próprio ar, que entra nesse sistema graças a movimentação do veículo. Quando a temperatura do radiador excede o limite considerado ideal, pode ocorrer uma série de complicações, como a dilatação dos componentes móveis, causando atrito e podendo bloquear o movimento. Além disso, esse aquecimento excessivo pode aumentar a pressão do motor, chegando a romper a mangueira, a boca ou até a tampa do radiador.Funcionamento do radiador
Os radiadores atuais possuem alguns aditivos que aumentam o ponto de ebulição do líquido que será resfriado. Isso deve ser feito pelo fato de que a água ferve quando chega aos 100 graus e os motores precisam que a temperatura esteja entre 115 e 135 graus.Em veículos antigos, o funcionamento do radiador era algo mais simples. A água passava por dentro do motor através dos tuneis, absorvendo seu calor. Em seguida, o radiador resfriava o líquido com ventoinhas e ar, gerado pelo movimento.
Outro modelo de radiador
Menos utilizado do que o radiador comum, o radiador de óleo é utilizado em veículos para arrefecer o óleo do cárter ou o fluído da transmissão. Para arrefecer a temperatura interna dos veículos, pode-se utilizar o radiador de climatização, instalado no painel do carro. Esse tipo de radiador pode ser utilizado tanto para aquecer o interior do carro quanto para esfria-lo. Para aquecer o automóvel, o radiador utiliza o próprio líquido do radiador do automóvel. No entanto, para reduzir a temperatura do carro, o radiador precisa recorrer a gases específicos.Conhecido também como radiador de arrefecimento, o radiador pode ser encontrado em todos os veículos que são refrigerados a água.
Fonte: Salão do Carro
Categoria: Como Funciona
Publicado em: 19 Feb 2015 06:08:00
Nenhum comentário:
Postar um comentário