O segmento de picapes médias tem características bem peculiares em relação ao universo automotivo como um todo. Nele, um veículo pode estar há dez anos no mercado sem mudanças visuais e, ainda assim, ser competitivo em relação aos concorrentes. Seu consumidor é muito menos influenciado pelas novidades de design que aqueles que compram hatches ou sedãs. Características como robustez do conjunto e confiabilidade mecânica são bem mais decisivas. E são exatamente esses atributos que embalam as vendas da decana Hilux. Lançada em 2004, a sétima geração da picape média da Toyota continua vendendo bem – tanto que lidera há 9 anos o subsegmento de motorização diesel, com 37,4% de participação em 2014. Sem previsões para o lançamento da 8ª geração, a Toyota apresenta duas novas versões da picape: a série especial diesel Limited Edition e a flex 4X2 com câmbio automático.
Agora, a Hilux passa a contar com 14 diferentes configurações, combinando diversos tipos de motorizações, câmbios, carrocerias e padrões de acabamento. Apresentada em outubro no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, a Limited Edition chega às concessionárias em novembro para ser a nova versão “top” com motorização diesel. Para reforçar a exclusividade que aqueles que podem pagar R$ 155.650 por uma picape média costumam valorizar, a série especial terá apenas 3 mil unidades no Brasil. Derivada da antiga SRV Top Diesel 4X4, a Limited Edition incorpora uma série de itens que antes eram vendidos como opcionais.
Segundo a Toyota, equipar as SRV Top Diesel 4X4 com os opcionais que agora são de série na Limited Edition elevava bem mais o preço final da picape. Em relação à antiga “top” diesel, a Limited Editon acrescenta a capa de proteção ao para-choque nas cores preto e cinza, novas rodas aro 17 em preto fosco, santantônio Sport cromado com protetores laterais em preto e capota marítima de lona, além de adesivos na traseira. Por dentro, o jogo de tapetes exclusivos da versão e a soleira cromada complementam as inovações da série.
O preço de R$ 99.900 já deixa claro que a nova Hilux SRV Flex 4X2 com câmbio automático vem para brigar por um consumidor totalmente diferente do almejado pela Limited Edition. Nesse caso, o alvo é o público mais urbano. A novidade incorpora a tração 4X2 à motorização bicombustível e se posiciona como a única opção de picape média do mercado equipada com câmbio automático e 4X2 vendida abaixo do R$ 100 mil.
Lançada em 1969, a Hilux trouxe a proposta de incorporar ao segmento de utilitários características de conforto que na época só estavam disponíveis em carros de passeio. Seu nome foi inspirado na expressão em inglês “high luxury” – alto luxo. Hoje é comercializada em mais de 170 países – e o Brasil é o terceiro mercado global da picape, atrás apenas da Tailândia e da Arábia Saudita. A Hilux chegou ao Brasil em 1993, na época importada do Japão – hoje o modelo vendido por aqui é produzido na Argentina, na fábrica de Zárate. Em 2013, foram vendidas no Brasil 42.627 unidades da Hilux, que deteve 24,1% de “share” no mercado nacional de picapes médias. Dessas, 38.317 foram com motorização diesel, o que deu à Toyota a liderança nesse subsegmento, com 37,4% de participação. Em 2014, até outubro foram emplacadas 34.521 unidades e a previsão é que as vendas anuais igualem as de 2013. Nada mal para um ano em que a comercialização das picapes médias caiu 7,7% em relação ao ano passado – no mercado automotivo geral, a queda dos emplacamentos chega a 9% em relação a 2013.
Potência máxima: 171 cv a 3.600 rpm.
Torque máximo: 36,7 kgfm entre 1.400 e 3.200 rpm.
Diâmetro e curso: 96 mm X 103 mm.
Taxa de compressão: 15,0:1.
Transmissão: Automática de cinco velocidades a frente e uma a ré: Tração 4X2, 4X4 ou 4X4 reduzida com acionamento por alavanca.
Suspensão: Dianteira independente, com braços duplos triangulares, molas helicoidais e barra estabilizadora. Traseira eixo rígido, molas seimi-elípticas de duplo estágio. Oferece controles eletrônicos de tração e estabilidade.
Pneus: 265/65 R17.
Freios: Discos ventilados na frente e tambor atrás. Oferece ABS com EBD.
Carroceria: Picape em chassi sobre longarina com quatro portas e cinco lugares. Com 5,26 metros de comprimento, 1,83 m de largura, 1,86 m de altura e 3,08 m de distância entre-eixos. Oferece airbags frontais de série.
Peso: 1.960 kg em ordem de marcha.
Capacidade de carga: 1.000 kg.
Tanque de combustível: 80 litros.
Produção: Zárate, Argentina.
Lançamento da versão no Brasil: 2014.
Preço: R$ 155.650.
Potência máxima: 163 cv com etanol e 158 cv com gasolina a 5 mil rpm.
Torque máximo: 25 kgfm com etanol/gasolina a 3.800 rpm.
Diâmetro e curso: 95 mm X 95 mm.
Taxa de compressão: 12,0:1.
Transmissão: Automática de cinco velocidades a frente e uma a ré: Tração 4X2 com diferencial traseiro com deslizamento limitado
Suspensão: Dianteira independente, com braços duplos triangulares, molas helicoidais e barra estabilizadora. Traseira eixo rígido, molas seimi-elípticas de duplo estágio.
Pneus: 265/70 R16.
Freios: Discos ventilados na frente e tambor atrás. Oferece ABS com EBD.
Carroceria: Picape em chassi sobre longarina com quatro portas e cinco lugares. Com 5,26 metros de comprimento, 1,83 m de largura, 1,86 m de altura e 3,08 m de distância entre-eixos. Oferece airbags frontais de série.
Peso: 1.830 kg em ordem de marcha.
Capacidade de carga: 730 kg.
Tanque de combustível: 80 litros.
Produção: Zárate, Argentina.
Lançamento da versão no Brasil: 2014.
Preço: R$ 99.900.
Autor: Luiz Humberto Monteiro Pereira (Auto Press)
Fotos: Divulgação
Novidades relativas - Dez anos depois de lançada, 7ª geração da Toyota Hilux cria série especial diesel e versão flex 4X2 automática
Agora, a Hilux passa a contar com 14 diferentes configurações, combinando diversos tipos de motorizações, câmbios, carrocerias e padrões de acabamento. Apresentada em outubro no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, a Limited Edition chega às concessionárias em novembro para ser a nova versão “top” com motorização diesel. Para reforçar a exclusividade que aqueles que podem pagar R$ 155.650 por uma picape média costumam valorizar, a série especial terá apenas 3 mil unidades no Brasil. Derivada da antiga SRV Top Diesel 4X4, a Limited Edition incorpora uma série de itens que antes eram vendidos como opcionais.
Segundo a Toyota, equipar as SRV Top Diesel 4X4 com os opcionais que agora são de série na Limited Edition elevava bem mais o preço final da picape. Em relação à antiga “top” diesel, a Limited Editon acrescenta a capa de proteção ao para-choque nas cores preto e cinza, novas rodas aro 17 em preto fosco, santantônio Sport cromado com protetores laterais em preto e capota marítima de lona, além de adesivos na traseira. Por dentro, o jogo de tapetes exclusivos da versão e a soleira cromada complementam as inovações da série.
O preço de R$ 99.900 já deixa claro que a nova Hilux SRV Flex 4X2 com câmbio automático vem para brigar por um consumidor totalmente diferente do almejado pela Limited Edition. Nesse caso, o alvo é o público mais urbano. A novidade incorpora a tração 4X2 à motorização bicombustível e se posiciona como a única opção de picape média do mercado equipada com câmbio automático e 4X2 vendida abaixo do R$ 100 mil.
Lançada em 1969, a Hilux trouxe a proposta de incorporar ao segmento de utilitários características de conforto que na época só estavam disponíveis em carros de passeio. Seu nome foi inspirado na expressão em inglês “high luxury” – alto luxo. Hoje é comercializada em mais de 170 países – e o Brasil é o terceiro mercado global da picape, atrás apenas da Tailândia e da Arábia Saudita. A Hilux chegou ao Brasil em 1993, na época importada do Japão – hoje o modelo vendido por aqui é produzido na Argentina, na fábrica de Zárate. Em 2013, foram vendidas no Brasil 42.627 unidades da Hilux, que deteve 24,1% de “share” no mercado nacional de picapes médias. Dessas, 38.317 foram com motorização diesel, o que deu à Toyota a liderança nesse subsegmento, com 37,4% de participação. Em 2014, até outubro foram emplacadas 34.521 unidades e a previsão é que as vendas anuais igualem as de 2013. Nada mal para um ano em que a comercialização das picapes médias caiu 7,7% em relação ao ano passado – no mercado automotivo geral, a queda dos emplacamentos chega a 9% em relação a 2013.
Ficha técnica
Toyota Hilux Limited Edition
Motor 3.0 diesel: Diesel, dianteiro, longitudinal, 2.982 cm³, com quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro e turbocompressor de geometria variável com intercooler. Acelerador eletrônico e injeção direta do tipo Common Rail.Potência máxima: 171 cv a 3.600 rpm.
Torque máximo: 36,7 kgfm entre 1.400 e 3.200 rpm.
Diâmetro e curso: 96 mm X 103 mm.
Taxa de compressão: 15,0:1.
Transmissão: Automática de cinco velocidades a frente e uma a ré: Tração 4X2, 4X4 ou 4X4 reduzida com acionamento por alavanca.
Suspensão: Dianteira independente, com braços duplos triangulares, molas helicoidais e barra estabilizadora. Traseira eixo rígido, molas seimi-elípticas de duplo estágio. Oferece controles eletrônicos de tração e estabilidade.
Pneus: 265/65 R17.
Freios: Discos ventilados na frente e tambor atrás. Oferece ABS com EBD.
Carroceria: Picape em chassi sobre longarina com quatro portas e cinco lugares. Com 5,26 metros de comprimento, 1,83 m de largura, 1,86 m de altura e 3,08 m de distância entre-eixos. Oferece airbags frontais de série.
Peso: 1.960 kg em ordem de marcha.
Capacidade de carga: 1.000 kg.
Tanque de combustível: 80 litros.
Produção: Zárate, Argentina.
Lançamento da versão no Brasil: 2014.
Preço: R$ 155.650.
Toyota Hilux flexfuel SRV4X2 automática
Motor: Bicombustível, dianteiro, transversal, 2.694 cm³, com quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro e comando variável de válvulas na admissão. Acelerador eletrônico e injeção multiponto.Potência máxima: 163 cv com etanol e 158 cv com gasolina a 5 mil rpm.
Torque máximo: 25 kgfm com etanol/gasolina a 3.800 rpm.
Diâmetro e curso: 95 mm X 95 mm.
Taxa de compressão: 12,0:1.
Transmissão: Automática de cinco velocidades a frente e uma a ré: Tração 4X2 com diferencial traseiro com deslizamento limitado
Suspensão: Dianteira independente, com braços duplos triangulares, molas helicoidais e barra estabilizadora. Traseira eixo rígido, molas seimi-elípticas de duplo estágio.
Pneus: 265/70 R16.
Freios: Discos ventilados na frente e tambor atrás. Oferece ABS com EBD.
Carroceria: Picape em chassi sobre longarina com quatro portas e cinco lugares. Com 5,26 metros de comprimento, 1,83 m de largura, 1,86 m de altura e 3,08 m de distância entre-eixos. Oferece airbags frontais de série.
Peso: 1.830 kg em ordem de marcha.
Capacidade de carga: 730 kg.
Tanque de combustível: 80 litros.
Produção: Zárate, Argentina.
Lançamento da versão no Brasil: 2014.
Preço: R$ 99.900.
Autor: Luiz Humberto Monteiro Pereira (Auto Press)
Fotos: Divulgação
Novidades relativas - Dez anos depois de lançada, 7ª geração da Toyota Hilux cria série especial diesel e versão flex 4X2 automática
Fonte: Salão do Carro
Categoria: Lançamentos
Publicado em: 26 Nov 2014 09:30:00
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