A busca pela redução da emissão de poluentes e a otimização do transporte público nas grandes capitais vêm fazendo com que as fabricantes de ônibus incrementem seus portfólios. Focada nos corredores exclusivos do sistema BRT – Bus Rapid Transit, ou trânsito rápido de ônibus em inglês – e disposta a aumentar suas vendas entre os modelos urbanos, a Scania lançou oficialmente no Brasil o novo F360 HA. Trata-se de um biarticulado de 28 metros de comprimento que, de acordo com a marca sueca, é capaz de transportar até 270 passageiros. “Trouxemos para o modelo a tradicional redução de custo operacional do ônibus Scania. Cada componente foi projetado para aumentar seu desempenho e definir padrões de classe mundial para a economia de combustível, dirigibilidade, confiabilidade e disponibilidade”, defende Silvio Munhoz, diretor de Vendas de Ônibus da Scania no Brasil.
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O F360 HA é equipado com motor frontal de 360 cv e desenvolve torque de 188,6 kgfm que, segundo a marca, aparece já em baixas rotações, para economizar combustível. O câmbio é o automático B 516R de seis marchas, produzido pela americana Allison. Segundo a Scania, a transmissão se adequa para economizar combustível reduzindo a carga no motor quando o veículo estiver parado, faz a seleção dos momentos ideais de troca de marcha e garante maiores velocidades médias e tempos menores de percurso.
Para favorecer o isolamento acústico, o espaço do motorista e o compartimento onde está o propulsor ficam em uma cabine exclusiva e fechada. O ônibus tem configuração 8X2 de 43,5 toneladas de capacidade de carga. Com isso, a estimativa é que o custo passageiro/km de um biarticulado possa garantir uma redução de até 40% na comparação com um articulado – o modelo com 18,6 metros leva até 160 pessoas.
A aposta nesse segmento é facilmente explicada. O BRT tem se mostrado uma solução viável e eficiente para a mobilidade urbana. Hoje, 27 cidades brasileiras englobam 61 projetos do sistema. O funcionamento é similar ao metrô, mas os custos operacionais podem ser 10 vezes mais baixos e são precisos apenas 18 meses em média para a implementação. Tratam-se de corredores exclusivos com plataformas de embarque e desembarque elevadas, o que exige que os veículos tenham piso alto, no mesmo nível da plataforma. No caso do F360 HA, a Scania estima que o tempo de desembarque e embarque nas estações leve entre 20 e 25 segundos. O valor do chassi é negociado em R$ 720 mil, ou seja, apenas R$ 160 mil a mais que o de um articulado. Uma diferença que pode ajudar no sucesso do modelo.
Autor: Márcio Maio (Auto Press)
Fotos: Divulgação
Multidão a bordo - Scania lança ônibus biarticulado para 270 passageiros do sistema BRT
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O F360 HA é equipado com motor frontal de 360 cv e desenvolve torque de 188,6 kgfm que, segundo a marca, aparece já em baixas rotações, para economizar combustível. O câmbio é o automático B 516R de seis marchas, produzido pela americana Allison. Segundo a Scania, a transmissão se adequa para economizar combustível reduzindo a carga no motor quando o veículo estiver parado, faz a seleção dos momentos ideais de troca de marcha e garante maiores velocidades médias e tempos menores de percurso.
Para favorecer o isolamento acústico, o espaço do motorista e o compartimento onde está o propulsor ficam em uma cabine exclusiva e fechada. O ônibus tem configuração 8X2 de 43,5 toneladas de capacidade de carga. Com isso, a estimativa é que o custo passageiro/km de um biarticulado possa garantir uma redução de até 40% na comparação com um articulado – o modelo com 18,6 metros leva até 160 pessoas.
A aposta nesse segmento é facilmente explicada. O BRT tem se mostrado uma solução viável e eficiente para a mobilidade urbana. Hoje, 27 cidades brasileiras englobam 61 projetos do sistema. O funcionamento é similar ao metrô, mas os custos operacionais podem ser 10 vezes mais baixos e são precisos apenas 18 meses em média para a implementação. Tratam-se de corredores exclusivos com plataformas de embarque e desembarque elevadas, o que exige que os veículos tenham piso alto, no mesmo nível da plataforma. No caso do F360 HA, a Scania estima que o tempo de desembarque e embarque nas estações leve entre 20 e 25 segundos. O valor do chassi é negociado em R$ 720 mil, ou seja, apenas R$ 160 mil a mais que o de um articulado. Uma diferença que pode ajudar no sucesso do modelo.
Autor: Márcio Maio (Auto Press)
Fotos: Divulgação
Multidão a bordo - Scania lança ônibus biarticulado para 270 passageiros do sistema BRT
Fonte: Salão do Carro
Categoria: Ônibus
Publicado em: 17 Oct 2015 07:09:00
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