O novo Ford Ka vai revolucionar a segurança no segmento dos compactos. Além dos já triviais freios ABS e duplo airbag, o modelo terá controles eletrônicos de tração e de estabilidade, afora a estrutura que usa aços de altíssima resistência. O New Fiesta então, tem até sete airbags (incluindo para o joelho do motorista) na versão top Titanium. Talvez seja por isso que não tenha sobrado bolsas infláveis no estoque na hora de projetar o novo Troller T4.
Por incrível que pareça, a nova geração que começa a ser vendida em setembro não oferece airbags. Mas airbags frontais não se tornaram obrigatórios em todos projetos novos a partir de janeiro desse ano? Sim. O problema é que a Resolução 311 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) exige isso, porém no artigo 4 exime os fora-de-estrada de obedecer ao requisito. Freios ABS são regidos pela resolução 380, que não dá essa colher de chá.
Não é o primeiro caso de fabricante que se aproveitou da brecha. A Suzuki fez o mesmo com o Jimny nacional lançado no início de 2013, ano em que um projeto novo deveria ter duplo airbag em 60% da produção. Só que mesmo o pequeno Jimny recebeu os airbags nesse ano. A Troller se justifica e afirma que não instalou as bolsas "por se tratar de um veículo voltado a atividades off-road e sujeito a impactos constantes". Nada disso, afinal, o Jeep Wrangler possui as bolsas (além de controles eletrônicos) e faz trilhas pesadas como a Rubicon.
Alguns internautas já se revoltaram e, na pressa de apontar mais uma incoerência, perguntaram: por que a Kombi não foi eximida? Ora, por causa da exigência dos freios ABS, cuja eletrônica é bem difícil de ser adaptada em projetos antigos. Quem sabe se o projeto T1 (a primeira Kombi) 4X4 tivesse pegado no Brasil? Talvez a velha senhora tivesse a chance, ainda que distante, de vida eterna aqui nesse "paraíso".
Publicado em: 2014-07-03T18:22:00-03:00
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