Jackie Stewart é uma lenda. O escocês voador foi três vezes campeão de Fórmula 1 (1969, 1971 e 1973) e ficou famoso pelo estilo de pilotagem rápido e ousado. Mas a sua carreira teve um início bem mais modesto, embora não menos vitorioso. O piloto começou seus primeiros passos com um Marcos GT Xylon 1961. O modelo será leiloado no evento Silverstone Classic, que tem início no próximo dia 26.
O nome Marcos vem das iniciais dos sobrenomes de seus criadores, o piloto Jem Marsh e o engenheiro Frank Costin. Famosa por fabricar esportivos artesanais para as pistas, a marca britânica foi beneficiada pela experiência de Costin em fazer aviões de madeira.
Por incrível que pareça, o Marcos GT Xylon é feito de madeira compensada de 3 mm. Material que está claro até no nome, Xylon significa madeira em grego. Justamente por isso, é mais leve que consciência de bebê, com apenas 475 kg.
Olha que se trata de um esportivo fechado, com espaço para os mais altos e até portas do tipo asa de gaivota. Para dar uma mão, os vidros são, na verdade, acrílico. Nem precisava de muito motor para vencer, usava um pequeno Ford quatro cilindros com 1.337 cm³ e 104 cv de potência.
É um modelo vitorioso, com esse exemplar Stewart levou a melhor em quatro corridas. Foram apenas nove produzidos, o que junto com o ex-proprietário famoso, faz a Silverstone Auctions estimar lances entre 35 e 60 mil libras esterlinas, entre R$ 132 e R$ 227 mil pelo câmbio do dia.
Publicado em: 2014-07-04T11:12:00-03:00
Ler mais aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário