Em tempos difíceis para o setor de transporte de cargas, oferecer menores custos totais aos frotistas pode fazer a diferença entre vender e não vender caminhões. Esse é o argumento da Volvo para lançar no Brasil a sexta geração de sua caixa de câmbio eletrônica I-Shift. Desde que foi lançada, em 2003, a transmissão automatizada da fabricante sueca de caminhões sempre foi reconhecida por proporcionar redução no consumo de combustível e mais conforto para o motorista. Não por acaso, atualmente 100% dos caminhões FH já saem de fábrica sem pedal de embreagem. Na linha de caminhões VM, que oferta esta transmissão automatizada desde 2014, o índice já chega a 84%.
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Com 12 marchas à frente e quatro a ré, a nova caixa gerencia melhor a relação com o motor que a geração anterior, proporcionando um maior aproveitamento da força gerada pelo motor. “A nova I-Shift entende qual é o momento adequado para despender mais potência e garante um comportamento correto para cada situação”, afirma Álvaro Menoncin, gerente de engenharia de vendas da Volvo.
No campo de provas da marca escandinava na capital paranaense, o grandalhão FH 540 esbanjou docilidade. No modo automático, basta acelerar e frear. E, para quem prefere o modo manual, um simples toque em um botão na alavanca troca as marchas. O motorista pode escolher se quer dirigir no modo econômico ou se prefere ter à disposição a máxima potência. O sistema ajusta automaticamente a atuação da caixa à forma de condução, controlando o consumo e inibindo trocas indevidas. A economia de combustível também é reforçada pelo I-See, um sistema de monitoramento das estradas integrado na plataforma eletrônica dos caminhões FH com a caixa I-Shift. Através dele, a transmissão otimiza as trocas de marchas conforme a topografia e as cargas transportadas.
Na hora de reduzir a velocidade - para entrar em uma curva mais fechada, por exemplo -, em vez de pisar no pedal do freio, basta acionar o freio-motor, que reduz sozinho a velocidade, e parar de acelerar. É possível até graduar a intensidade de sua atuação. Além de proporcionar uma redução de velocidade mais gradual e segura, o uso do freio-motor ainda evita o desgaste no sistema de frenagem e reduz despesas. Tudo para, mais uma vez, atingir em cheio a parte mais sensível dos gestores de frotas de transporte de cargas: o bolso.
Autor: Luiz Humberto Monteiro Pereira (Auto Press)
Fotos: Divulgação
Câmbio oportuno - Com foco na economia de combustível, Volvo lança sexta geração da caixa I-Shift
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Com 12 marchas à frente e quatro a ré, a nova caixa gerencia melhor a relação com o motor que a geração anterior, proporcionando um maior aproveitamento da força gerada pelo motor. “A nova I-Shift entende qual é o momento adequado para despender mais potência e garante um comportamento correto para cada situação”, afirma Álvaro Menoncin, gerente de engenharia de vendas da Volvo.
Primeiras impressões
Brutalmente racional
Curitiba/PR – Para um cavalo-mecânico de mais de 4 metros de altura, movido por um motor de 540 cv, chega a ser assustadora a facilidade para dirigir o Volvo FH equipado com a sexta geração da caixa I-Shift.No campo de provas da marca escandinava na capital paranaense, o grandalhão FH 540 esbanjou docilidade. No modo automático, basta acelerar e frear. E, para quem prefere o modo manual, um simples toque em um botão na alavanca troca as marchas. O motorista pode escolher se quer dirigir no modo econômico ou se prefere ter à disposição a máxima potência. O sistema ajusta automaticamente a atuação da caixa à forma de condução, controlando o consumo e inibindo trocas indevidas. A economia de combustível também é reforçada pelo I-See, um sistema de monitoramento das estradas integrado na plataforma eletrônica dos caminhões FH com a caixa I-Shift. Através dele, a transmissão otimiza as trocas de marchas conforme a topografia e as cargas transportadas.
Na hora de reduzir a velocidade - para entrar em uma curva mais fechada, por exemplo -, em vez de pisar no pedal do freio, basta acionar o freio-motor, que reduz sozinho a velocidade, e parar de acelerar. É possível até graduar a intensidade de sua atuação. Além de proporcionar uma redução de velocidade mais gradual e segura, o uso do freio-motor ainda evita o desgaste no sistema de frenagem e reduz despesas. Tudo para, mais uma vez, atingir em cheio a parte mais sensível dos gestores de frotas de transporte de cargas: o bolso.
Autor: Luiz Humberto Monteiro Pereira (Auto Press)
Fotos: Divulgação
Câmbio oportuno - Com foco na economia de combustível, Volvo lança sexta geração da caixa I-Shift
Fonte: Salão do Carro
Categoria: Caminhões
Publicado em: 02 Nov 2016 13:40:00
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