16 de jul. de 2014

Novos Hyundai i30 e Elantra não conseguem repetir boas vendas dos utilitários da marca no País

Novos Hyundai i30 e Elantra não conseguem repetir boas vendas dos utilitários da marca no País
Quinta montadora que mais vendeu carros no Brasil em junho (atrás apenas das "quatro grandes"), a Hyundai quer reduzir sua dependência do hatch HB20, carro chefe da montadora no País, cujas vendas estão cada vez mais sob pressão dos rivais — os novos Renault Sandero e Nissan March são os exemplos mais recentes. Para isso, vem buscando desde o início do ano diversificar sua oferta de produtos, como ocorreu nos lançamentos do hatch i30 com motor 1.8 de 150 cavalos (desde R$ 74.900) e do sedã médio Elantra (desde R$ 88.900), que recebeu leves retoques no visual. Porém, o balanço de vendas do primeiro semestre mostra um cenário desfavorável aos modelos sul-coreanos. Em relação ao mesmo período de 2013, as vendas do i30 baixaram de 3.910 para 2.682 unidades, enquanto as do Elantra ficaram estáveis, de 2.066 para 2.043. 

Hyundai ix35: vendas cresceram desde o ano passado Divulgação No caso do i30, que teve a maior queda, o aumento da concorrência (novos Volkswagen Golf e Ford Focus), o reajuste nos preços e deslizes internos — como as mudanças na motorização — explicam os números ruins. Entretanto, a perspectiva melhora quando analisamos os utilitários da montadora, que ocupam posições mais confortáveis. Aceleramos: ix35 e Santa Fe Produzidos na fábrica da Hyundai/CAOA em Anápolis (GO), os utilitários Tucson (R$ 69.900) e ix35 (R$ 98.000) aumentaram suas vendas no primeiro semestre deste ano em relação a 2013. Em junho, ocuparam as terceira e sexta posições no segmento dos SUV's, respectivamente, segundo dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos). Aceleramos o utilitário ix35 em um curto test-drive até Campos do Jordão (SP). Apesar das proporções, o modelo mostrou bom comportamento dinâmico, com direção precisa e pouca oscilação em curvas.

Santa Fe: motor 3.3 V6 de 270 cavalos garante bom desempenho Divulgação Equipado com motor 2.0 de 178 cv (o mesmo do Elantra), o ix35 responde bem ao pé direito, tanto em acelerações quanto em retomadas, graças ao bom funcionamento do câmbio automático de seis velocidades. Confortável e espaçosa, a cabine traz central multimídia com GPS no painel, mas abusa do plástico duro nas superfícies e nas portas. Essa sensação de "descuido", entretanto, desaparece na cabine do Hyundai Santa Fe (a partir de R$ 142.900). Esta traz mimos como compartimento refrigerado e aquecimento dos bancos e tem proposta mais familiar. 

Apesar disso, o modelo não faz feio na hora de acelerar, e o potente motor 3.3 V6 de 270 cv, também usado no Grand Santa Fe (sete lugares), garante acelerações vigorosas e transmite segurança em ultrapassagens.

Veloster Turbo segue em suspense

Um dos carros aguardados para este ano, o Veloster Turbo é tratado como mistério pelos executivos da montadora, que preferiram não informar detalhes sobre a possível data de chegada e preços do modelo.

As informações preliminares, entretanto, apontam que o modelo — que já roda camuflado em testes pelo Brasil — deverá usar um 1.6 de injeção direta e 204 cv, com estreia no Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro. *O jornalista viajou a convite da Hyundai/CAOA Saiba tudo sobre carros! Acesse R7.com/carros

Publicado em: 2014-07-14T11:01:27-03:00
Ler mais aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário